Tenha como Templo o Universo, como Prece o Trabalho, com Fé o Amor, Como Religião a Caridade - Babajiananda (Pai Tomé)


Os turbulentos tempos por vir e o manancial profundo da quietude

Compartilhe

Isis2015
Colunista
Colunista

Mensagens : 191
Data de inscrição : 06/02/2015
Localização : Brasília

Os turbulentos tempos por vir e o manancial profundo da quietude

Mensagem por Isis2015 em Sab Nov 12, 2016 7:12 pm



COMO ATINGIR A QUIETUDE


NA ÍNDIA, HÁ UM DITADO QUE DIZ QUE SE A ÁGUA ESTIVER AGITADA, SERÁ IMPOSSÍVEL VER ATRAVÉS DELA. POR OUTRO LADO, SE A ÁGUA ESTIVER CALMA, PODEREMOS VER ATRAVÉS DELA. DA MESMA FORMA, QUANDO NOSSA MENTE E NOSSAS EMOÇÕES ESTÃO CALMAS, PODEMOS VER NOSSA VERDADEIRA NATUREZA. PODEMOS ALCANÇAR A UNIDADE COM NOSSA ALMA SUPERIOR. NO BUDISMO, ISSO É CHAMADO DE “PERCEBER SUA PRÓPRIA NATUREZA DE BUDA”.

“ AQUIETAI-VOS, E SABEIS QUE EU SOU DEUS”. (SALMO 46:10) PRATICANDO A QUIETUDE, PODEMOS TORNA-NOS CIENTES DA PRESENÇA DIVINA, NÃO APENAS DENTRO DE NÓS;TORNAMO-NOS TAMBÉM CIENTES DA PRESENÇA PENETRANTE E DIFUSA DO DIVINO.

COMO SE ATINGE A QUIETUDE? NÃO SE ATINGE A QUIETUDE INTERROMPENDO O PROCESSO DO PENSAMENTO, MAS TENDO CONSCIÊNCIA DE NOSSA QUIETUDE INTERIOR. ONDE ESTÁ LOCALIZADA A QUIETUDE? ESTÁ NO “INTERVALO”. O MANTRA OM AJUDA, MAS NÃO É SUFICIENTE. O MAIS IMPORTANTE É PERCEBER OS HIATOS OU INTERVALOS ENTRE OS OMS. ENTRE DOIS OMS, EXISTE UM VAZIO OU QUIETUDE. ISSO SE CHAMA MEDITAÇÃO DO INTERVALO.
QUANDO FAZEMOS A MEDITAÇÃO DA CONSCIÊNCIA DA RESPIRAÇÃO,PRECISAMOS TER CONSCIÊNCIA NÃO APENAS DA INSPIRAÇÃO E EXPIRAÇÃO, POIS O MAIS IMPORTANTE É A CONSCIÊNCIA DO INTERVALO ENTRE INSPIRAÇÕES E EXPIRAÇÕES, E ENTRE EXPIRAÇÕES E INSPIRAÇÕES. DENTRO DO INTERVALO EXISTE UMA QUIETUDE. É PRECISO TOMARMOS CONSCIÊNCIA DESSA QUIETUDE REPETIDAMENTE.
ACONSELHAMOS A PRÁTICA DA MEDITAÇÃO DA CONSCIÊNCIA DOS PENSAMENTOS. NÃO APENAS DEVEMOS TOMAR CONSCIÊNCIA DOS PENSAMENTOS QUE ENTRAM E SAEM DA MENTE, MAS TAMBÉM DO INTERVALO ENTRE DOIS PENSAMENTOS, PORQUE NESSE INTERVALO EXISTE QUIETUDE. QUANDO TOMAMOS CONSCIÊNCIA DESSA QUIETUDE INTERIOR REPETIDAMENTE, PODEMOS ALCANÇAR A EXPANSÃO DA CONSCIÊNCIA.

A PRÁTICA DE REPETIR MANTRAS TAMBÉM É BOA, MAS COMO OUTRAS PRÁTICAS MEDITATIVAS, É MAIS IMPORTANTE TER CONSCIÊNCIA DO INTERVALO ENTRE DOIS MANTRAS, PORQUE A QUIETUDE ESTÁ NO INTERVALO.



FONTE: LIVRO MEDITAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALMA

    Data/hora atual: Dom Mar 26, 2017 4:10 am