Tenha como Templo o Universo, como Prece o Trabalho, com Fé o Amor, Como Religião a Caridade - Babajiananda (Pai Tomé)


O Monge e o Escorpião

Compartilhe
avatar
Monge Aprendiz
Administrador
Administrador

Mensagens : 68
Data de inscrição : 19/12/2014
Localização : Gaia - Cosmo

O Monge e o Escorpião

Mensagem por Monge Aprendiz em Sex Mar 06, 2015 10:11 am


Monge e discípulos iam por um estrada e, quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão. Quando o trazia para fora, o bichinho o picou e, devido a dor, o homem deixou-o cair novamente no rio. Foi então à margem tomou um ramo de árvore, adiantou-se outra vez a correr pela margem, entrou no rio, colheu o escorpião e o salvou.

Voltou o monge e juntou-se aos discípulos na estrada. Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos e penalizados. Mestre deve estar doendo muito! Porque foi salvar esse bicho ruim e venenoso? que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda! Picou a mão que o salvara! Não merecia sua compaixão! O monge ouviu tranqüilamente os comentários e respondeu: "Ele agiu conforme sua natureza, e eu de acordo com a minha”.

* Desconheço o autor ou fonte.
avatar
Monge Aprendiz
Administrador
Administrador

Mensagens : 68
Data de inscrição : 19/12/2014
Localização : Gaia - Cosmo

Re: O Monge e o Escorpião

Mensagem por Monge Aprendiz em Sex Mar 06, 2015 11:03 am

A lição sem dúvida nos leva a refletir sobre o aspecto "convivência", ou seja, "viver com", sobretudo com aqueles cuja natureza rude e primitiva, voltada ainda para as paixões do ego, de alguma maneira insistem em nos ferir fisicamente, psicologicamente, emocionalmente e etc...é necessário sim sermos prudentes e buscarmos lançar mão de algum recurso para nos proteger, tal qual o monge, depois de ferido, buscou o auxílio de um ramo de árvore evitando o contato direto com o escorpião, todavia, é muito importante não revidarmos a ofensa, buscarmos sempre os sentimentos mais nobres para não nos igualarmos nas iniquidades e assim mantermos um padrão vibratório superior.

Conta-se certa feita, que Chico Xavier foi cuspido no rosto por um senhora que depois de receber uma psicografia, não gostou muito do conteúdo ali escrito, Chico então passou a mão no rosto e disse: "É...acho que vai chover hoje"....após o ocorrido, as pessoas que presenciaram a cena perguntaram a ele: "Chico, você não ficou ofendido?", o qual redarguiu: "Sim me ofendi, sou um ser humano buscando ainda vencer as minhas dificuldades, contudo, ficaria mais preocupado se eu fosse o ofensor".

Portando irmãos, se ainda também não conseguimos deixar de ficar ofendidos, exercitemos nossa vontade no sentido de adquirirmos tal virtude, mas principalmente, não revidemos a ofensa recebida.

Deixe também o seu comentário a respeito da lição "O Monge e o Escorpião".

Muita Paz a todos(as)!!!  

Isis2015
Colunista
Colunista

Mensagens : 190
Data de inscrição : 06/02/2015
Localização : Brasília

Re: O Monge e o Escorpião

Mensagem por Isis2015 em Qui Mar 26, 2015 8:57 pm

Olá, boa noite!

A convivência por mais difícil que pareça, é essencial para nosso aprendizado e crescimento espiritual, conviver com pessoas da família, do trabalho ou de qualquer outro lugar é uma ótima oportunidade para desenvolvermos a humildade, a simplicidade, a paciência,a tolerância, a abnegação,o respeito, a compaixão e o amor.

Para convivermos harmoniosamente e em Paz, devemos primeiramente respeitar os defeitos das pessoas, aceita-las como elas são, depois, devemos tomar muito cuidado com as palavras, pois as palavras podem ser usadas para unir, construir, abençoar, encorajar, fortalecer, como, podem ser usadas, para destruir, ferir, magoar e separar as pessoas.

Então, duas coisas essências para uma boa convivência: Respeitar as diferenças e tomar cuidado( vigiar) com as palavras, falar só quando necessário, às vezes o silêncio diz mais que as palavras.

Peçamos ao Senhor Sabedoria para lidarmos com as pessoas que são completamente diferentes de nós, na forma de pensar, sentir e agir, que possamos compreender que cada um é especial e tem suas próprias qualidades, dadas por Deus...
e o mais importante, antes de aceitarmos as diferenças do outro, devemos aceitar as nossas próprias diferenças.

Enfim, respeitar as diferenças é um nobre gesto de amor, daquele amor, vivido pelo Mestre Divino, amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei.
avatar
Monge Aprendiz
Administrador
Administrador

Mensagens : 68
Data de inscrição : 19/12/2014
Localização : Gaia - Cosmo

Re: O Monge e o Escorpião

Mensagem por Monge Aprendiz em Sex Mar 27, 2015 4:50 pm

Isis2015 escreveu:A convivência por mais difícil que pareça, é essencial para nosso aprendizado e crescimento espiritual.......devemos tomar muito cuidado com as palavras, pois as palavras podem ser usadas para unir, construir, abençoar, encorajar, fortalecer, como, podem ser usadas, para destruir, ferir, magoar e separar as pessoas........Enfim, respeitar as diferenças é um nobre gesto de amor, daquele amor, vivido pelo Mestre Divino, amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei.

Olá Isis, quando entrei hoje no fórum e li o seu comentário, você não sabe o quanto fiquei feliz. Criei este espaço para a troca de experiências, para ler e ou ouvir opiniões diferentes sobre os mais diversos temas referentes à espiritualidade, contudo pra mim até então estava sendo um "monólogo" somente com postagens e comentários meus, fico imensamente grato por sua participação e espero que os demais membros (sei que atualmente são poucos) possam também interagir um pouco mais e nos agraciar com comentários e tópicos tão edificantes quanto os seus. Sempre que tenho acesso a algo interessante, construtivo, tenho muita vontade de compartilhar, faz parte da minha natureza, quase uma compulsão... Very Happy ...uma compulsão do bem, penso que ao compartilhamos conteúdos nobres estamos fazendo um mundo melhor, estamos aprendemos e nos tornado também pessoas melhores.

Sobre o seu comentário, destaquei alguns trechos acima, de fato é na convivência que somos desafiados a crescer, não por acaso quando perguntaram a Jesus qual o maior mandamento da Lei, ele sintetizou: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a este, Amarás o seu próximo como a si mesmo" (Mateus 22:37-39). Ainda ontem eu assisti uma palestra onde o orador denominou esta síntese como sendo a "Lei Áurea", ou seja, a lei maior, e que este princípio encontra-se descrito nas 10 maiores religiões do Mundo como no Cristianismos (catolicismo, protestantismo e etc), Islamismo, Budismo, Hinduísmo, Confucionismo, Taoísmo e outras, o que denota o caráter Universalista desta Lei (de convivência, de relação) trazida a todos os povos por diversos instrutores espirituais e avatares. Segundo o benfeitor Emmanuel, na lição de número 71 intitulada "Aproveita", "O próximo é a nossa ponte de ligação com Deus", portanto, este é o caminho, que tenhamos sabedoria e coragem para percorrermos esta "ponte" com amor e dignidade buscando a interação perfeita com a força criadora do Universo que chamamos de Deus.


Sobre a palavra, sem dúvida ela pode soerguer ou derrubar alguém, a palavra é "energia em movimento", porque antes de ser palavra foi pensamento, junto com a palavra portanto existe uma intencionalidade, e isto é que faz toda a diferença, em diversas ocasiões os mentores de Chico, se não me engano, Emmanuel, orientava "Chico se você não tem uma palavra que possa consolar, permaneça em silêncio", silêncio este que talvez seja uma das maiores virtudes dos sábios. Jesus por diversas vezes silenciou frente a calúnias e difamações. Existe um provérbio chinês que diz: "Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida".


As diferenças são fundamentais, pra mim o Criador se expressa pela diferença, se "ele" quisesse poderia ter feito tudo igual, sobretudo os seres humanos tal qual robôs padronizados. Me recordo de ter ouvido em uma das palestras do Divaldo que se nos surpreendemos em saber que não existe uma pessoa que seja essencialmente igual a outra, na verdade não existe nenhuma folha igual a outra, mesmo sendo da mesma árvore, veja portanto o quanto estamos distantes de entender a Criação e sobretudo o Criador, mas com certeza "ele" se expressa (ou se manifesta) pela diferença.

Mais uma vez, obrigado pela participação Isis.

Muita Luz para o nosso espírito, e muita Paz para nossa Consciência!

Isis2015
Colunista
Colunista

Mensagens : 190
Data de inscrição : 06/02/2015
Localização : Brasília

Re: O Monge e o Escorpião

Mensagem por Isis2015 em Dom Mar 29, 2015 7:44 pm

Boa Noite! Very Happy

Querido irmão, que bom que você ficou feliz, quero agradecer de coração a gentileza e o carinho da sua resposta.

Que a cada dia este espaço traga muitas bençãos, e que possamos aproveitar essa grande oportunidade de aprendizado, compartilhando experiências, conhecimentos, tirando dúvidas, dando sugestões, enfim, que possamos aprender uns com os outros.
E como você disse tão bem, somente  na convivência somos desafiados a Crescer, e principalmente a Amar o próximo, da forma que Jesus Cristo nos ensinou, e esta é a principal razão da nossa evolução > Aprender Amar incondicionalmente.
Espero que você continue com essa e muitas outras compulsões do bem rsrs e sempre que possível estarei aqui com vocês.

Sim, amigo, a palavra é energia em movimento, e são os pensamentos que materializam as palavras.
Pensamento é vida,  e já que sabemos que pensamento é vida, e que afeta nossas palavras, nossas ações, nosso bem estar e o planeta todo, então, que façamos um grande esforço, para que nossos pensamentos sejam corretos, equilibrados e cheios de amor, e se não conseguirmos manter bons pensamentos, devemos recorrer a Deus, por meio da oração e meditação.

Quando tivermos plena consciência do Poder da Palavra iremos utiliza-la com sabedoria.

Jesus Cristo nos deixou um ensinamento sobre as palavras, o qual gosto muito, Ele disse:

"A boca fala daquilo de que o coração está cheio. O homem bom do seu bom tesouro tira o bem, mas o homem mau do seu mau tesouro tira o mal. Eu lhes digo que de toda palavra inútil que os homens disserem darão contas no dia do Juízo. Pois, por suas palavras você será justificado, e por suas palavras será condenado"

Que nossa Palavra seja sempre correta com sua mensagem de Paz e Amor
avatar
Monge Aprendiz
Administrador
Administrador

Mensagens : 68
Data de inscrição : 19/12/2014
Localização : Gaia - Cosmo

Re: O Monge e o Escorpião

Mensagem por Monge Aprendiz em Qua Abr 01, 2015 3:51 pm

Ainda sobre "a força da palavra", achei esse vídeo sobre o assunto dentro da visão hare krishna interessante:



O autor do vídeo também possui uma página bem legal na internet:

http://yogui.co/

Isis2015
Colunista
Colunista

Mensagens : 190
Data de inscrição : 06/02/2015
Localização : Brasília

Re: O Monge e o Escorpião

Mensagem por Isis2015 em Seg Out 19, 2015 8:09 pm

Boa noite Amigos,

Ainda sobre o pensamento, compartilho esta Mensagem de André Luiz – Psicografada por Chico Xavier do livro Respostas da Vida.

Pensamento

O pensamento é a nossa capacidade criativa em ação.

Em qualquer tempo, é muito importante não nos esquecermos disso.

A ideia forma a condição; a condição produz o efeito; o efeito cria o destino.
A sua vida será sempre o que você esteja mentalizando constantemente.

Em razão disso, qualquer mudança real em seus caminhos, virá unicamente da mudança de seus pensamentos.

Imagine a sua existência como deseja ser e, trabalhando nessa linha de ideias, observará que o tempo lhe trará as realizações esperadas.

As leis do destino carrearão de volta a você tudo aquilo que você pense.

Nesta verdade, encontramos tudo o que se relacione conosco, tanto no que se refere ao bem quanto ao mal.

Observe e verificará que você mesmo atraiu para o seu campo de influência tudo o que você possui e tudo aquilo que faz parte do seu dia-a-dia.

Deus é Amor e não pune criatura alguma.

A própria criatura é que se culpa e se corrige, ante os falsos conceitos que alimente com relação a Deus.

Em nosso intimo a liberdade de escolher é absoluta, depois da criação mental que nos pertence, é que nos reconhecemos naturalmente sujeitos a ela.

O Bem Eterno é a Lei Suprema; mantenha-se no bem a tudo e a todos e a vida se lhe converterá em fonte de bênçãos.

Através dos princípios mentais que nos regem, de tudo aquilo que dermos de nós aos outros receberemos dos outros centuplicadamente.

com carinho

Conteúdo patrocinado

Re: O Monge e o Escorpião

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Qui Mar 23, 2017 9:15 am