Tenha como Templo o Universo, como Prece o Trabalho, com Fé o Amor, Como Religião a Caridade - Babajiananda (Pai Tomé)


Yacouba Sawadogo – o homem que deu VIDA ao deserto

Compartilhe

Isis2015
Colunista
Colunista

Mensagens : 191
Data de inscrição : 06/02/2015
Localização : Brasília

Yacouba Sawadogo – o homem que deu VIDA ao deserto

Mensagem por Isis2015 em Ter Fev 23, 2016 7:31 am

Yacouba Sawadogo – o homem que deu vida ao deserto

Yacouba Sawadogo vive em Burkina Faso (África Ocidental)  e foi capaz de fazer algo que nenhum cientista ou organização ambiental conseguiu.
Felizmente, cresce a cada dia a consciência coletiva sobre os problemas ambientais que a humanidade tem enfrentando. Porém, a questão da “desertificação” não tem tanto destaque nas páginas dos jornais e nos programas de TV. Aos poucos esse fenômeno vem recebendo a atenção que merece de ambientalistas, pesquisadores e governos do mundo todo. Não sem razão. A cada ano, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 6 milhões de hectares de terras (ou 60 mil km², área que equivale a duas vezes a da Bélgica) se tornam improdutivos e caminham para se transformar em deserto. Por isso, já existe consenso em nível internacional de que esse é o maior problema econômico, social e ambiental em várias regiões do mundo.
E o que o nosso amigo Yacouba tem a ver com isso? Bem, a  rápida desertificação das planícies férteis de Burkina Faso causou secas e arruinou colheitas, provocando assim um êxodo maciço dos habitantes e fomes que dizimaram populações. Mesmo frente a esse cenário, que por muitos era tido como irreversível, um simples agricultor, fazendo uso dos seus talentosos métodos agrícolas, veio mostrar a solução para alcançar o que especialistas não conseguiram fazer: dar vida ao deserto.



A agricultura e o cultivo indiscriminado do solo resultaram na erosão e a seca severa. Por muitos anos pesquisadores nacionais e internacionais tentaram sem sucesso resolver esta grave situação. Foi então que, em 1980, Yacouba decidiu fazer algo com suas próprias mãos.
Com métodos e técnicas de cultivo incomuns conseguiu regenerar a floresta e parar o avanço do deserto. Ele usou de uma antiga prática agrícola Africana chamada “zai”, simples e de baixo custo, mas que apresentou um incrível resultado. Usando uma pá, ele abriu buracos na terra dura e o enchia parcialmente de adubo e sementes. Os buracos foram preenchidos de água durante a estação chuvosa, mantendo a umidade e nutrientes durante a estação seca.

Em 20 anos, Yacouba transformou uma área completamente estéril em uma exuberante floresta de 30 hectares, com mais de 60 espécies de árvores. Atualmente, Yacouba aconselha agricultores de aldeias vizinhas sobre técnicas de plantio. Em 2010, o premiado diretor Mark Dodd fez um documentário baseado nas experiências de Yacouba chamado “O homem que parou o deserto”.

Fonte: site http://essetalmeioambiente.com/yacouba-sawadogo-o-homem-que-deu-vida-ao-deserto/

    Data/hora atual: Dom Mar 26, 2017 4:11 am