Espiritualismo.forumbrasil.net

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tenha como Templo o Universo, como Prece o Trabalho, com Fé o Amor, Como Religião a Caridade - Babajiananda (Pai Tomé)


    Meditação aliada à aspiração, leva à Autorrealização

    avatar
    Isis2015
    Colunista
    Colunista


    Mensagens : 501
    Data de inscrição : 06/02/2015
    Localização : Brasília

    Meditação aliada à aspiração, leva à Autorrealização Empty Meditação aliada à aspiração, leva à Autorrealização

    Mensagem por Isis2015 Qua Set 11, 2019 6:38 am

    Meditação

    A meditação quando aliada à aspiração sincera para libertar-se das amarras mentais e emocionais, leva o praticante à Autorrealização. Não adianta apenas executar esta ou aquela técnica meditativa. A aspiração é de grande importância, muito mais importante do que qualquer técnica mecânica.

    Pela falta desta aspiração é que muitos praticantes de meditação acabam ficando frustrados em seus "esforços".

    É necessário a firme e constante aspiração para transcender a identidade personalista a fim de emergir a verdadeira consciência.

    Nesta Época em que estamos vivendo, os aspirantes à Autorrealização não necessitam ficar horas e horas em exercícios meditativos, nem se dirigir para mosteiros e retiros espirituais para terem êxito.

    Em períodos passados muitos indivíduos buscavam parcial ou total isolamento dos grandes centros da sociedade, com o objetivo de aprofundarem-se no conhecimento de si mesmos e evitar o impacto nefasto das vibrações degradantes emanadas pela maioria dos habitantes das cidades mais populosas.

    No entanto, já vivemos o despontar de uma Época luminosa para a Humanidade! Poderosas Energias estão sendo investidas no planeta terrestre para impulsionar sobremaneira a evolução humana, bem como a evolução de outros seres.

    Com isso, o que antes era necessário no Caminho espiritual não o é mais. Por essa razão, aqueles que sinceramente aspiram à Realização em Deus, a vivência do Reino de Deus em si mesmos, não necessitam afastarem-se das obrigações cotidianas em renúncias injustificáveis, se isolar da sociedade, da família, etc.

    Nenhuma renúncia exterior deve ser alimentada, tendo como argumento a busca pela evolução espiritual. Esta, a evolução espiritual, em realidade, se efetua no enfrentamento diário nas oportunidades que se apresentam em nossa vida no mundo.

    A renúncia deve ser a da personalidade em seus aspectos inferiores, nos quais o egoísmo, a ambição, os melindres, o orgulho, a vaidade, e outros tumores morais estão tão vigorosos nas atitudes humanas. Essa renúncia passa a ser a melhor "técnica" meditativa no Tempo atual.

    Até mesmo os Mestres de regiões reclusas dos Himalayas estão afluindo para o Ocidente com a finalidade de se adequar e ensinar os objetivos evolutivos para a Era Nova. Então, aqueles indivíduos ocidentais que estão querendo fugir dos centros urbanos com o pretexto de buscar evolução espiritual em regiões isoladas, estão no caminho contrário do atual estágio evolutivo.

    Podemos sim, em nosso dia a dia, reservar alguns minutos para nos aquietarmos fisicamente e mentalmente, focalizando mais a nossa mente no verdadeiro Eu que cada qual é, aspirando trazer à manifestação as melhores virtudes do Coração.


    Porém, isso deve se estender em todas as situações do cotidiano, em atitudes práticas e darmos nossa parcela de colaboração na Obra do Eterno que ora é realizada na face da Terra pelos Excelsos Enviados, corporificados no mundo. Não falo isso como simples frase poética, mas com conhecimento de causa.

    Aliás, é preciso nos familiarizar com o conceito espiritual a respeito do Coração, pois na Era Nova, o Coração é o centro-motor das mais altas realizações do Espírito. Um demasiado enfoque na mente nos séculos passados não levou a Humanidade às realizações superiores. A mente agora deve estar assentada no Coração para extrair deste centro a Sabedoria de viver.

    Quando digo Coração não estou a falar sobre mera emotividade, mas sobre a Síntese de todas as virtudes sublimes exaltadas pelos Grandes Sábios que estiveram encarnados no passado e que novamente, na atualidade, alguns deles, por Compaixão, têm se encarnado.

    Destarte, gradativamente a consciência divina emergirá no praticante que se ajustar a estes sagrados objetivos do Plano Superior, e ele saberá, por vivência direta, a verdade destas palavras pronunciadas por Aquele que é Mestre de Homens e de Anjos: "o Reino de Deus está dentro de vós".

    Com Amor

    Texto escrito por Gabri-El

      Data/hora atual: Qui maio 02, 2024 3:37 pm