Espiritualismo.forumbrasil.net

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tenha como Templo o Universo, como Prece o Trabalho, com Fé o Amor, Como Religião a Caridade - Babajiananda (Pai Tomé)


    Autoconhecimento

    avatar
    Isis2015
    Colunista
    Colunista


    Mensagens : 501
    Data de inscrição : 06/02/2015
    Localização : Brasília

    Autoconhecimento Empty Autoconhecimento

    Mensagem por Isis2015 Qua Jun 05, 2019 6:38 pm

    Autoconhecimento

    A liberdade só existe para as coisas do espírito.
    Por ser dotado da faculdade em exercer o seu livre arbítrio, o homem, transformando a realidade divina em ações sensoriais habitualmente se confunde. Quanto aos caminhos a serem adotados.
    A alma é uma dádiva que se recebe do Criador, para instrumentar os preceitos divinos, usando os atributos da emoção, mente e consciência. Essas, quando são manipuladas e transmutadas no forno alquímico do coração. Pelos sentimentos simples.
    A alma é uma parcela do próprio Deus e ao nos trazer o sopro da vida, ela encontra a opacidade da carne e o peso da matéria para lhe turvar. Mas mesmo obscurecida, ela tenta se elevar até o princípio original.
    Entretanto, a hora que se nos apresenta mais importante é a do padecer. Sofrimento, crucificação do Eu. É por ela, que encontraremos nossa realização.  Todas as sendas que nos surge, na verdade é uma só. O caminho do andante, nesse vale de incertezas e lagrimas.
    O homem, atormentado pela incerteza, vê diante de si, dez razões para duvidar:

    A consideração sobre a dor e o prazer – as formas da natureza humana e a diversidade dos temperamentos – a diferença das sensações – as coisas que parecem diferentes – as instituições, as leis, e os dogmas – a mistura e a confusão em que se encontram as coisas – as distancias e as posições – as diferenças de qualidade e quantidade – ao contínuo, o estranho, e o raro – as comparações entre as coisas.

    Tudo o que ocorre o é segundo a natureza universal.
    Sendo a última forma de manifestação de Deus e, estando na matéria, mesmo dispersa, obscurecida, abismada é uma expressão múltipla do Criador.
    Ao buscar respostas intelectuais, para as suas dúvidas existenciais e filosóficas, o ser humano se enche do intelecto, vampirizando o seu ego.
    Pensando buscar a compreensão e a sua liberdade, como filho das estrelas; ele se torna um ser cheio de respostas, porém desprovido da sensibilidade que emana do coração, puro e simples.
    As paixões e o intelecto, sem a compreensão gerada pela incondicionalidade, frutos da doutrina Crística, turvam o repouso e a paz da alma. Condenando-a assim a encher indefinidamente um tonel sem fundo.
    A felicidade não é a soma de sensações, antes uma atitude da vontade.

    Texto do Amigo Gabri-EL

      Data/hora atual: Dom maio 19, 2024 4:16 am