Espiritualismo.forumbrasil.net

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tenha como Templo o Universo, como Prece o Trabalho, com Fé o Amor, Como Religião a Caridade - Babajiananda (Pai Tomé)


    O significado espiritual da Páscoa

    avatar
    Isis2015
    Colunista
    Colunista


    Mensagens : 499
    Data de inscrição : 06/02/2015
    Localização : Brasília

    O significado espiritual da Páscoa Empty O significado espiritual da Páscoa

    Mensagem por Isis2015 Sáb Mar 17, 2018 5:36 pm

    O significado espiritual da Páscoa

    Páscoa é uma festa solene, por meio do qual os hebreus ( depois judeus, israelitas) instituíram para comemorar a sua saída do Egito, onde eram escravizados, em direção à “terra prometida” ( Canaã ) Essa celebração recebeu o nome de Pessach, que em judaico significa passagem da escravidão à liberdade. Daí surgiu o nome Páscoa. A festa de Páscoa realizava-se em Jerusalém, atraia multidões e durava sete dias, durante os quais se comia só pão sem fermento em lembrança do que eles passaram até chegar à Terra prometida.


    Nós não vamos contar aqui, toda a historia dos hebreus, mas queremos lembrar que sua vida durante séculos no Egito era muito dura, uma verdadeira escravidão. Moises foi o grande legislador e libertador do povo hebreu do jugo dos egípcios. Portanto é com grande jubilo que eles comemoram sua saída do Egito. A esperança de retornarem a sua terra natal estava viva em cada coração. Trabalhando duramente como escravos, eles alimentavam a esperança de um dia se libertar da opressão. E aconteceu!!!

    Enquanto os judeus realizavam a Páscoa para comemorar sua saída do Egito, os cristãos realizavam para comemorar a ressurreição de Cristo.

    Na interpretação espiritual a Páscoa é como um despertar do ser humano para uma consciência do potencial que tem e do quanto pode, uma vez desenvolvido, ajuda-lo a viver melhor e mais feliz em todos os sentidos. Jesus Cristo deu novo significado à Páscoa. Ele trouxe a “Boa Nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe a receita para que se libertasse dos sofrimentos e das maldades praticadas naquela época.

    A morte de Jesus Cristo representa o fim dos tormentos. A sua ressurreição simboliza o início de uma vida iluminada e regrada pelas leis de Deus.

    Espiritualmente falando, dentro de nós existe um Egito opressor e uma terra prometida- Canaã. É hora de meditação e reflexão. . Voltemos para o nosso interior. Analisemos nossa situação mental e espiritual. Estamos sob algum jugo? Estamos oprimidos? Escravos de alguma coisa? Amarrados em algum fato? Presos emocionalmente a algum problema? Se isto está acontecendo conosco, podemos estar certos, ainda estamos presos no Egito. Egito aqui, na nossa interpretação, nada mais é do que as forças negativas alojadas na nossa alma. Mas se estamos lutando, plantando a boa semente da liberdade através de pensamentos positivos e atos limpos, estamos, sem dúvida, nos libertando do Egito, ou melhor, dessas forças negativas, a caminho da terra prometida, a terra de Canaã. Para os hebreus era a terra dos seus sonhos! A terra da esperança! A terra da liberdade!

    Assim também, em nossa consciência mais profunda está a Canaã espiritual, mundo de paz, liberdade e prosperidade. Mas não é fácil atingi-la. É preciso muito esforço, muita disciplina, muita renúncia, coragem e força de vontade. Exatamente como aconteceu com os hebreus durante 40 anos de retorno, enfrentando as intempéries e obstáculos de toda ordem, passando necessidades, acontece também com aquele que deseja retornar à Casa do Pai, ao Reino de Deus, que, em outras palavras, quer dizer, ao reino da paz e da liberdade.

    A ressurreição do Cristo comemorada na Páscoa pelos cristãos é, sem dúvida, um reforço do que estamos dizendo. Se Cristo ressuscitou , nós também ressuscitaremos. E essa ressurreição é uma operação de dentro para fora. É um renascer de forças interiores capazes de mudar os atos e a diretriz da vida. Isto é Páscoa no sentido mais profundo.

    O sofrimento do Cristo na matéria , as injúrias, a injustiça, os açoites, a coroa de espinhos, a cruz de que se libertou significam o Egito dos hebreus. A Canaã de Jesus é o mundo espiritual superior ( que muitos chamam de céu) que o aguardava. Mesmo na carne, Jesus desfrutava das delicias da Canaã interior.

    O domingo de Páscoa marca a passagem da morte para a vida, das trevas para a luz e significa RENASCIMENTO, ESPERANÇA e ALEGRIA. Representa uma oportunidade de fazermos uma retrospectiva em nossas vidas e estabelecermos um ponto de recomeço, de sermos melhores, de sairmos do “Egito”

    Como a Páscoa Cristã representa a vitória da vida sobre a morte, queremos deixar firmado o conceito que aprendemos no Espiritismo, que a vida só pode ser definida pelo amor, e o amor pela vida. Foi por isso que Jesus de Nazaré afirmou que veio ao mundo para que tivéssemos vida em abundância, isto é, plena de amor.!


    REFLEXÃO:- SIGNIFICADO DA PÁSCOA

    Páscoa....
    Ressurreição do sorriso... Ressurreição da alegria de viver...
    Ressurreição do amor... Ressurreição da amizade...
    Ressurreição da vontade de ser feliz....
    Ressurreição dos sonhos, das lembranças e de uma verdade que está acima dos ovos de chocolate ou até dos coelhinhos.
    Cristo morreu, mas ressuscitou e fez somente para nos ensinar a matar os nossos piores defeitos e ressuscitar as maiores virtudes do íntimo de nossos corações!

    Que esta seja a verdade da sua Páscoa!!

    Feliz Páscoa !!!! a todos!!!!

    Bibliografia :
    O Trevo ( março de 2001 ) publicado na Revista André Luiz/ 1983 ( Natalino D´Olivo)
    Texto “Visão Espírita da Páscoa – Site “Caminhos da Luz ( Amílcar Del Chiaro Filho )

      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 11:09 pm